terça-feira, 31 de julho de 2012

ARCO Associação Beneficente - Pizzada


Biblioteca Belmonte - Programação de Agosto

                      Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – AGOSTO - 2012

TEATRO 
INOCENTE NO DOPS - Uma comédia sobre a ditadura militar, que dentre outros objetivos salienta a conquista do voto no Brasil e a conscientização do mesmo.  Com o Grupo Palavras. Direção: Eder Brito. A peça faz parte do projeto vencedor do prêmio VAI: Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos, vós votais, eles votam e você em quem votou? . Para público jovem e adulto.   Dias: 3/08 6ª. às 19h, e 11/08, sábado, às 14h. 
 
TEATRO -INFANTIL

 FOLIA DE BOI - Núcleo Trecos e Cacarecos - O espetáculo apresenta, através de música ao vivo, bonecos e bom humor, uma mescla de versões da tradicional história do Boi Bumbá. Com medo de que seu filho nasça com cara de boi, o vaqueiro Matheus mata o animal que pertence ao coronel da cidade para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Catirina. Para não ser punido, ele tenta ressuscitar o bicho, recorrendo a artifícios medicinais e rituais religiosos. Depois de muita confusão, todos caem na folia ao som de maracás, matracas e pandeiros tocados ao vivo.  50 minutos. A partir de 2 anos. Dia 04/08, sábado, às 11h.

O CASAMENTO ENTRE O CÉU E A TERRA - A Cia. Luarnoar  traz à cena a obra de Leonardo Boff, "O Casamento entre o Céu e a Terra" apresentando histórias da cultura indígena, unindo à palavra, a magia dos sons e da encenação, numa expressão única do teatro narrativo.  50 minutos. LivreDia 18/08 – sábado – 11h

SHOW

PEQUENO PASSEIO MUSICAL – Harpa Instrumental - Com Vinicius Medrado. O fio condutor deste show é a harpa e seu uso em diversas tradições musicais. Da harpa celta ao koto oriental, passando pela música latino americana. Canções peruanas, venezuelanas, caribenhas, paraguaias, japonesas, celtas e brasileiras nos conduzem por paisagens ancestrais. 10 de agosto, sexta-feira, 19h. 
DESAFIO DE CURURU - Com Grupo de Cururu de Sorocaba. Será apresentado o que é o cururu, em que cada apresentação é única já que não é ensaiado. A seguir será apresentado um espetáculo. Na transição de um cantador para o outro, sempre é contado um causo curto, dentro do contexto cantado. Livre. 60 min. Dia 15/08, 4ª. feira, às 10h e às 14h.
AGOSTO CAIPIRA Com Gupo Mosaico Brasil - Espetáculo musical com músicas do universo caipira, permeado da narração de causos e declamação de poemas, com o objetivo de levar ao conhecimento do público as influências e contribuições da Cultura Caipira na obra de importantes nomes das artes no Brasil. Livre. 60 min. Dia 16/08, 5ª. feira, às 19h.

 
SARAU SERTANEJO Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani, Apoio Técnico: Ivoneide.   Dia 25/08, sábado, às 15h.


LITERATURA


ENCONTRO DE ESCRITORES - com Zé Sarmento.  Autor de literatura jovem e adulta, o escritor  do "O Escritor nas Bibliotecas", que integra a programação da Mostra das Estéticas da Periferia, vem a biblioteca Belmonte para conversar com os leitores.  Dia 22, 4ª.feira, 19h



LANÇAMENTO DE LIVRO - "Toinha dos Inhamuns: a menina que amava as palavras",  primeiro livro da contadora de histórias e mediadora de leitura da Biblioteca Belmonte,  Andrea de Sousa. Dia 22/08, 4ª.feira, às 14h30.

ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORALEspaço gourmet delícias da literatura oral Com Antonia Andrea de Sousa. "Folclore Gratinado ao forno da Memória". O encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares.Dia 31/08, sexta-feira, às 14h30.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.   Dia 08/08, 4ª.feira, às 10h e 14h.
NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós, tios. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e acompanhantes - interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha. Dia  29/08 , 4ª.feira, às 14h30
                                       OFICINA

 
"TEATRO POLÍTICO OU TEATRO COMO POLÍTICA? – SER CIDADÃO NÃO É VIVER EM SOCIEDADE, É TRANSFORMÁ-LA”. Ministrada por Guilherme Vale, artista convidado do Grupo Palavras, esta oficina faz parte do projeto vencedor do prêmio VAI: Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos, vós votais, eles votam e você em quem votou? e versa em promover a análise teórica, bem como a prática dos conceitos criados por Augusto Boal com o método “Teatro do Oprimido” e cada uma de suas seis técnicas convergentes.  Será composta por 4 encontros: Dias 10/08, 17/08, 24/08 e 31/08, 6as.feiras,  das 13 às 17h.

SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - DE ASA BRANCA AO LUAR DO SERTÃO – LUIZ GONZAGA, o encantador, contador e cantador de histórias. Com Antonia Andréa de Sousa, especialista na arte de contar histórias. Participação de Carlos Silva e João Luiz do Couto.  Dia 11/08 – sábado – das 11h às 13h
MAZZAROPI – UMA HISTÓRIA ÚNICA NO CINEMA 
BRASILEIRO. O jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin, que prepara o lançamento de seu documentário em longa metragem sobre Mazzaropi, analisa o fenômeno Amancio Mazzaropi não somente pelo seu aspecto mais conhecido – o de ator cômico – como também em suas facetas como argumentista, diretor, distribuidor e produtor cinematográfico de extremo sucesso. Uma história única dentro do cinema brasileiro. Vagas limitadas. Inscrições na Biblioteca. Dia 23/08 - 5ª.feira – 19h

MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com a Artista Orientadora Giselle Ramos. Todas as 5as. feiras das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 –. Inscrições na Biblioteca.

TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com o Artista Orientador Antonio Jr. 2as.feiras, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 12h30 às 15h30 – Inscrições na Biblioteca.

EXPOSIÇÕES PERMANENTES: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.

Fonte: http://bibliotecabelmontesp.blogspot.com/

Ação Educativa abre inscrições para segunda edição do curso Educação e Direitos Humanos

     A Ação Educativa está com inscrições abertas para a segunda edição do curso Educação e Direitos Humanos. Realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Diretos Humanos, o curso tem como objetivo formar e qualificar defensores/as do direto à educação de qualidade, fortalecendo a capacidade de identificação de ameaças e violações a direitos.
     Ao longo do curso, serão discutidos aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e jurídicos relacionados aos diretos humanos e, em especial, ao direito à educação (veja a abaixo programação completa). A formação é gratuita e acontece na sede da Ação Educativa, no centro de são Paulo, aos sábados pela manhã e tarde. É voltada a educadores/as, trabalhadores/as da educação, líderes populares, estudantes, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais.
     Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico (clique no link) até o dia 5 de agosto. O curso tem 60 vagas, por isso haverá um processo de seleção que tem como critérios a formação de um grupo representativo do público-alvo e os motivos que levaram à inscrição, além de dar prioridade para negros/as, indígenas e mulheres.

Programação

Manhã: seminários e rodas de conversa:
18/08 - "Educação como Direito Humano”
25/08 - "Desigualdades, Direitos Humanos e Direito à Educação no Brasil"
01/09 - "O Direito à Educação no Brasil: estrutura e legislação de ensino               
15/09 - "A Qualidade do ensino como um Direito: significado e perspectivas
22/09 - "Democracia e Direito à Educação: participação e controle social"
29/09 - "Conferências e Planos de Educação: a agenda de luta dos movimentos sociais"

Tarde: exposições dialogadas:
18/08 - "O reconhecimento da Educação nos documentos de proteção de direitos"
25/08 - "A Organização do Estado e os direitos humanos"
01/09 - "Instrumentos Jurídicos de Proteção ao Direito à Educação" e Bate-papo: "A educação especial inclusiva"
15/09 - Oficina "Relações Raciais e Educação"
22/09 - Estudo de Caso: "Violações do Direito à Educação"
29/09 - "Exigibilidade e Sistema de Justiça"

Segunda edição do Curso Educação e Direitos Humanos
Período: de agosto a setembro de 2012
Inscrições: pelo link até o dia 5 de agosto
Mais informações: pelo telefone (11) 3151-2333, ramal 161, ou pelo e-mail taciana.gouveia@acaoeducativa.org, ou no blog do curso

Fonte: http://www.acaoeducativa.org/index.php/educacao/51-acao-na-justica/10004470-acao-educativa-abre-inscricoes-para-segunda-edicao-do-curso-educacao-e-direitos-humanos

Trilhas Urbanas - Conheça o Parque Jardim da Luz


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Clube da Turma - Vagas para Curso Gratuito de Turismo

No próximo mês (agosto) o Clube da Turma M' Boi Mirim em parceria com o AlfaSol, irá iniciar o curso de Turismo, onde o aluno irá aprender a definição de turismo, deslocamento de viagens, como fazer o atendimento, identificar e diferenciar atrativos e produtos turísticos, reconhecer aspectos ligados às motivações e os segmentos de interesse do turista contemporâneo, desenvolvimento do empreendorismo dentro do turismo local e regional, como organizar eventos, programas, roteiros, atividades de lazer, identificar princípios de marketing no setor de turismo, entre outros.

Ao todo são 50 vagas, para jovens 14 a 18 anos que estejam cursando o ensino médio ou concluinte da rede pública, as turmas são divididas em dois horários, 25 no período da manhã das 08:30 às 11:30 e 25 vagas no período da tarde, das 13:30 às 16:30. O curso tem 10 meses de duração, inicia no próximo mês (agosto) de 2012 e termina só em maio de 2013. Para fazer a matrícula basta trazer: cópia do RG, cópia do CPF, comprovante de residencia e declaração escolar.


Local
Endereço: Travessa Maestro Massaino, s/n
(Altura do número 3600 da Estrada M' Boi Mirim)
Tel: 5832-2269

Fonte: http://socialbomjesuss.blogspot.com.br/2012/07/vagas-para-curso-gratuito-de-turismo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+SocialBomJesus+%28Social+Bom+Jesus%29

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Clube da Turma - Vagas para o Curso de Artesanato

O Clube da Turma M' Boi Mirim está com vagas abertas para o curso gratuito de Artesanato, onde o aluno irá aprender técnicas de pintura em madeira, meia de seda, trabalho com material reciclável, confecção de cachecol, chinelo trabalhado com miçangas, técnicas com biscuit e textura. A aula para as crianças de 09 a 12 anos,  acontece sempre nas terças e quintas, no período da manhã e tarde, já o público adulto tem aula sempre nas segundas e quartas, das 8:00 às 11:30 ou das 13:00 às 17:00.
Para fazer a matrícula, caso seja maior de idade, basta trazer os seguintes documentos: cópia do RG ou Certidão de Nascimento, cópia do comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e carteira de vacinação, agora se a matrícula for para um menor de idade, ele deve vir acompanhado com o responsável maior de 18 anos, trazer as mesmas documentações exigidas para o público adulto e acrescentar também a cópia do RG do responsável e declaração escolar.
O Clube da Turma M' Boi Mirim fica aberto de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00hr.
Endereço: Travessa Maestro Massaino, s/n (Altura do número 3600 da Estrada M' Boi Mirim)
Tel: 5832-2269

Fonte: http://socialbomjesuss.blogspot.com.br/2012/07/vagas-para-o-curso-de-artesato.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+SocialBomJesus+%28Social+Bom+Jesus%29

Casa de Cultura M' Boi Mirim - PANELAFRO


Fonte: http://cpcmboi.blogspot.com.br/2012/07/panelafro-dia-27-de-julho-as-19h.html

Casa de Cultura M' Boi Mirim - Oficinas Culturais e Artísticas


CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO - NOVAS TURMAS

ATIVIDADE
FAIXA-ETÁRIA
DATA/INSCRIÇÃO
VAGAS
INÍCIO/AULA
CAPOEIRA
Acima de 13 anos
24/07 – terça-feira
Livre
25/07
TAI-CHI-CHUAN
3º Idade
24/07 – terça-feira
Livre
30/07
SAMBA ROCK
Acima de 14 anos
25/07 – quarta-feira
30
06/08
DANÇA VOCACIONAL (street dance)
Acima de 14 anos
25/07 – quarta-feira
Livre
31/07
VIOLÃO
Acima de 12 anos
26/07 – quinta-feira
30
02/08
PROGRAMA GURI (instrumentos)
De 9 a 18 anos
26/07 – quinta-feira
Livre
31/07
PERCUSSÃO
Acima de 10 anos
27/07 – sexta-feira
Livre
03/08
TEATRO
Acima de 10 anos
27/07 – quinta-feira
10
28/07





As inscrições deverão ser efetuadas nos dias: 24, 25, 26 e 27/07 - (terça a sexta), Das 8:00 às 18:00 horas, conforme a tabela acima e por ordem de chegada, podendo ser prorrogadas conforme a disponibilidade de vagas no decorrer das próximas semanas. As Oficinas são Gratuitas – Vagas Limitadas.
REQUISITOS: Preencher uma ficha na casa com: Dados pessoais, endereço, telefone... Obs; (menores de 16 anos, somente com pais ou responsável).
Obs: O Programa Guri exige outras documentações, atendimento e às matrículas são nas terças e quintas das 13 às 17h.

Informações e Inscrições na recepção da Casa Popular de Cultura M’Boi Mirim

Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha/SP – Fone: (11) 5514-3408


Fonte: http://cpcmboi.blogspot.com.br/2012/07/abertas-as-inscricoes-para-novas.html?spref=fb

Rifa ARCO


domingo, 15 de julho de 2012

Instituto Cardeal Rossi - Curso de Informática e Gestão Pessoal


A Casa Zezinho está Contratando


Sarau RAP

O SARAU RAP ESTÁ DE VOLTA!

Sarau RAP

Apresentação SERGIO VAZ

Dia 26 de julho 20hs30

O Sarau RAP é um sarau dirigido a rimadores e rimadoras do Rap. um espaço para o exercício da criação poética e da oralidade.
Sem música, MCs declamarão suas letras, compartilhando talento literário.
o Sarau do Rap é realizado em parceria com Secretaria Municipal de Cultura
e acontece toda última quinta-feira do mês.
Neste novo formato além do microfone aberto para os poetas todo evento contará com uma pequena apresentação musical, um grupo novo e uma já rodado no cenário do RAP dividirão o palco para encerrar o Sarau.

Rap é ritmo e poesia (rythman and poetry).

Local Centro Cultural São Paulo - Biblioteca
Rua Vergueiro, 1000 Estação Vergueiro do Metrô.
São Paulo - SP
Grátis.

*retirar ingressos com uma hora de antecedência


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Programação de Julho Biblioteca Belmonte





Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – JULHO - 2012

FÉRIAS


PROGRAMA LEITURA NAS FÉRIAS -  Na Sala de Literatura Infantil crianças e jovens podem se inscrever para participar do programa de estímulo à leitura no período de férias escolares. Durante todo o mês de julho, os participantes devem ler títulos de livros com elaboração de resumos críticos. Outra opção no período é a Clínica de Leitura para crianças até 10 anos, com leitura de materiais na própria Sala de Literatura Infantil. Os participantes receberão certificado e livros em doação, durante uma cerimônia especial para seus familiares, professores e coordenadores pedagógicos, no início do 2º semestre letivo. De 2 a 31 de julho, das 10h às 17h.

TEATRO - INFANTIL


As Meninas do Conto
A PRINCESA JIA .Três filhos de um casal, crescidos e já em idade de trabalhar, partem cada qual por um caminho. José e Pedro se arranjam em uma cidade vizinha. Mas João, o caçula, vai parar em um castelo velho e feio onde mora uma jia (sapa) gorda e melequenta. O que ele não sabia é que essa sapa era uma linda princesa à espera de seu desencantamento. - Adaptação do conto popular brasileiro compilado por Luiz da Câmara Cascudo. Vencedor do Grande Prêmio da Crítica APCA-2002. -  Dia 7/07 – sábado- 11h - livre. 
                                                     
Cia. PiA FraUs
Cia. PiA FraUs
BICHOS DO BRASIL - PiA FraUs - Com trilha sonora composta especialmente para o espetáculo e 50 bonecos confeccionados com materiais naturais, Bichos do Brasil leva a beleza da fauna nacional às bibliotecas públicas. A montagem da Cia. Pia Fraus tem como objetivo apresentar para os pequenos os animais que vivem nos campos e florestas, que muitas vezes são desconhecidos por eles. Tudo por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos, utilizando ritmos bem brasileiros, como forró, frevo, bossa nova, samba e maracatu.
50 minutos. - Dia 21/07, sábado – 11h -  Livr



Show


                 


SARAU SERTANEJO – Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani,  A.Técnico: Ivoneide-  Dia 28/07, sábado, às 15h  






LITERATURA





XVI ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – Autor das obras A ganância de um Preguiçoso  e No Reino dos Imbuzeiros, premiada em concurso nacional do MINC,  e dos CDS Redemoinho e Alforje, Aldy Carvalho,Cantor, compositor, poeta e violonista, das barrancas do Rio São Francisco, (Petrolina -PE),  vem à Belmonte para falar sobre cordel e apresentar seu trabalho.Dia 27/07, 6a.feira, 19h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

ÁLBUM DE FAMÍLIA: Com Andréa Sousa - Evento que reúne a família em torno da mediação de leitura, narração de contos divertidos, brincadeiras e cantigas tradicionais. A família é incentivada a registrar o evento para a confecção de um painel fotográfico que será exposto na Sala Infantil. Dias 7, 21 e 28/07, sábado, das 11h30 às 13h.



OFICINA

SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Temas desta edição: contos divertidos e brincadeiras tradicionais.  Com a contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.  Dia 14/07, sábado, das 11h30 às 13h.


EXPOSIÇÕES FIXAS: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.  

Dorinha Sant'Anna
Belmonte - Cultura Popular
Setor Acervo Temático, Divulgação e Cursos
F. 5687-0408