segunda-feira, 15 de julho de 2013

Programa Via Rápida Emprego oferece mais de 7 mil vagas em cursos de Assistente Administrativo




A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada por meio do Programa Via Rápida Emprego, disponibiliza mais de 7 mil vagas para os cursos de Assistente Administrativo. Há vagas para moradores da Capital e de outros 198 municípios da Grande São Paulo, Interior e Litoral.

O Programa Via Rápida Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (Sdect), está com 7.130 vagas abertas para os cursos de qualificação para Assistente Administrativo, em 199 municípios do Estado. São 334 vagas na Capital, 988 em cidades da Região Metropolitana de São Paulo e 5.808 vagas para moradores do Interior e Litoral. Para conferir os municípios contemplados e as vagas para cada região, clique aqui.

A iniciativa tem como objetivo promover a formação de mão de obra qualificada para facilitar a inserção de profissionais nas áreas administrativas da indústria, do comércio e de empresas ligadas ao setor de transporte. 
O secretário da SDECT, Rodrigo Garcia, explica que o curso de Assistente Administrativo é um mais procurados, entre as mais de 150 opções oferecidas pelo Via Rápida Emprego.  “De julho de 2011 até o momento, o Programa já capacitou mais de 9,5 mil pessoas para essa atividade. Até o final deste ano, outros 7 mil profissionais também serão capacitados e poderão ingressar mais preparados no mercado de trabalho, totalizando mais de 16 mil capacitações até dezembro”, diz.

O curso é totalmente gratuito, com duração de até três meses. As aulas são ministradas por profissionais de Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e de outras instituições contratadas pelo Governo de São Paulo como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e a Associação dos Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).
Durante o período de capacitação, os participantes recebem material didático e auxílio financeiro de 100,00 reais para alimentação e de 150,00 reais para o transporte. Desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de 210,00 reais. As próximas turmas estão previstas para início de agosto. Os candidatos selecionados serão informados por carta oficial (enviada por telegrama e email) e deverão comparecer ao local indicado na correspondência para a realização da matrícula.
A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados e mulheres arrimo de família têm prioridade.

Inscrições

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas somente pelo site. Para saber se o curso está disponível em seu município, visite o menu “Cursos” na página do programa e, em seguida, digite na barra de busca o nome da sua cidade, clique aqui.
Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria de Gestão Pública do Estado de SP, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro.

Sobre o Via Rápida

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. O Programa, que já atendeu mais de 80 mil pessoas, entre 2011 e 2012, disponibilizou neste ano 100 mil novas vagas (60 mil para cursos presenciais em diversas áreas e 40 mil para cursos à distância de inglês e espanhol). As oportunidades estão distribuídas, em 645 municípios do Estado, de acordo com as demandas regionais por qualificação profissional.


Facebook Programa Via Rápida Emprego: https://www.facebook.com/viarapida?ref=stream&hc_location=stream 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário