quinta-feira, 31 de julho de 2014

Programação de Agosto da Fábrica de Cultura Capão

 A fabrica de cultura do capão redondo está  aberta ao público  para visitas ,  agendamentos de espaço,  participe da  atividade mensal.

ACONTECE NA BIBLIOTECA

Dia 6 – Quarta-Feira – às 14h30

Oficina: Construindo personagens com barbantes – 20 vagas - Com equipe da biblioteca

Desperte o imaginário criando divertidos porta-canetas com rolo de papel, feltro e barbantes coloridos.


Dia 8  - Sexta-feira – às 18h
Bibliocine - A batalha do ano
O filme mostra a história de uma equipe americana de “breakdancing” do inicio até a consagração na competição “Battle of the Year” na França. A história aborda os temas trabalho em equipe, superação, diferenças e semelhanças humanas.


Dia 20 – Quarta-Feira – às 14h30

Oficina de animação (stop motion) – 20 vagas - Com Rodrigo e Naiara

Nos mês do folclore brasileiro, criaremos personagens, cenários e histórias que fazem parte do nosso folclore com massinha de modelar e daremos movimentos através da técnica “stop motion”.


Dias 28 – Quinta-Feira – às 10h

Horta literária – Com Suzana e Annibal

Com parceria da comunidade e Ateliê de Multimeios, faremos uma horta comunitária, regada a poesia e fotografia.

Dia 29 – Sexta-Feira – às 10h

Oficina: Jogo das provocações teatrais – 20 vagas - com equipe Biblioteca

Em homenagem ao dia do artista teatral, sortearemos algumas provocações que remetam a alguma lembrança, cheiros e sensações.  Na palavra um do outro criaremos e interpretaremos uma única história.

Dia  7 – Quinta-Feira – às 14h30

               Esses viajantes e suas historietas de papel – com Artes Negus

Cabeça e Magreta são dois viajantes que andaram por vários locais do Brasil, desde pequeníssimas vilas no  meio do nada, até cidades cheias de cimento e asfalto. Descobriram que o que faz cada um desses lugares serem encantadores são as pessoas e as tradições e as manifestações populares que fazem parte das histórias.   

Dia  13 – Quarta-Feira – às 15h – 20 vagas – a partir de 10 anos

Oficina: Livro de pano - com a artista plástica Carmem Lazari
Que histórias você teria para contar em um livro de pano?  Esta oficina pretende oferecer a possibilidade do participante entrar em contato com o mundo dos livros através da criação de um roteiro e ilustração de uma história que será contada por meio  de um livro de pano.


Dia 14 – Sexta-Feira – às 14h30 – 20 vagas –  a partir de 10 anos
Oficinas: Fátima, a Fiandeira e Tricô de Braço - com a arte educadora Maribel Barreto
Usando o próprio braço como agulhas, o participante poderá criar um lindo cachecol. O corpo é o instrumento de transformação através do fazer artístico, todos  levarão para casa uma peça de vestuário original e carregada de afetividade.

Dia  19 – Terça-Feira – às 14h30 – 20 vagas – a partir de 10 anos

Oficina HQ: História de montar  – com arte educador Victor Gaspari

Usando um leque de desenhos já prontos, as crianças montam sua próprias histórias. Os participantes terá a disposição uma gama de papéis com personagens em diversas posições, humores e expressões e  trabalharão em grids já prontos, de modo que as histórias necessariamente têm começo, meio e fim – o que, além de regular a duração da atividade, fornece a sempre bem-vinda sensação de tarefa cumprida.

Dia 26 – Terça-Feira – 14h30

A jornada de tarô – Com os autores Dosho Saikawa Roshi, Abade do Templo Busshinji e a tradutora Heloisa Prieto

O monge japonês Dosho Saikawa escreve e ilustra contos para crianças.  O conto: A jornada de Tarô, conta a história de um peixinho que saí em jornada em busca da água da vida.

Dia 29 – Sexta-Feira – às 15h

7 histórias de medo, versos de horror e outros bichos de fazer dó – com a escritora Penélope Martins, o músico Joel Costa Mar e a ilustradora Renata Bueno
Há história de encantar e há história de arrepiar. Um homem que achou que podia enganar a morte; o encontro fatal com a loira do banheiro; um bruxo que adora buscar crianças birrentas;  além do mais tem barulho que parece vir de dentro do nosso armário bem na hora de dormir. Tudo isso parece terrível quanto encontrar barata na cozinha, mas uma canção de ninar pode ajudar a espantar nossos medos. Você tem medo de quê? Uma roda de histórias para contar e cantar canções monstruosas, desenhando com a imaginação para que o medo seja só brincadeira. 

ACONTECE NA SALA MULTIPLOUSO

Dia 1 – Sexta-Feira – 19h

Hip Hop Evolution

O rapper Du Guetto promoverá o show de artistas da região, grafiteiros e grupos de dança. Neste mês, o show será com Tati Botelho, Ó Ki Loko, F2V e o grafiteiro Harã. Du Guetto promoverá uma campanha do agasalho, destinada a uma instituição beneficente da região.

Dia 2 – Sábado – 15h

Encontro de literatura marginal e circuito Coopermusp

Mesa de debate com Ferréz e convidados sobre a literatura na periferia, seguida de sarau composto pelos participantes. O evento também contará com apresentação musical dos artistas da Coopermusp que reunirá vários gêneros como rap, reggae, samba, MPB e Rock.

Dia 5 – Terça-Feira – às 10h

Pontos MIS 
Exibição dos filmes ‘Menino Maluquinho’ e ‘Paleolito’
O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos dois longa metragens nacionais:

Menino Maluquinho (1995, direção de Helvécio Ratton, 82 min., classificação livre) -  Maluquinho é um menino brincalhão e esperto. No fim dos anos 1960, vive as suas aventuras com a turma da escola e da rua: corridas de rolimã ladeira abaixo, revistas de mulheres peladas e conversas com a empregada e babá Irene. Seus pais estão se separando e Maluquinho precisa aprender a lidar com isso.

Paleolito (2013, direção de Ismael Lito e Gabriel Calegario, 6 min., classificação livre) - Um homem das cavernas e seu aliado Paleolito assumem a missão quase impossível de caçar a mal-humorada Mamute. Baseado no toy art Paleolito.

Dia 6 – Quarta-Feira – 10h e 15h – Multiuso

Júlia e o monstro!? do Lago Ness – com grupo Ruído Rosa

O Monstro do Lago Ness existe! Existe? Ao ouvir a famosa lenda escocesa, a menina Júlia sonha com uma viagem para descobrir a verdade sobre a criatura. O espetáculo mistura atores, sombras e desenhos feitos ao vivo para trazer aos palcos um dos mais divertidos mistérios do mundo!
* Originalmente produzido para o 17° Cultura Inglesa Festival



Dia 8 – Sexta-Feira – 11h e 15h – Multiuso

Ballet Capão Cidadão

Os alunos da ONG Capão Cidadão apresentam a mostra de coreografia cujo tema são os sonhos e a importância de sonhar.

Dia 17 – Domingo – 18h – Arena

2° Baile da cultura nordestina

A segunda edição do evento apresenta os grupos Forró na Pressão e Trio Arcoverde, que tem como sanfoneiro Carlinhos Farias, músico que acompanhava Luiz Gonzaga.


Dia 20 – Quarta-Feira – 14h

Oficina Pontos MIS
Uma Vida Muito Animada: Experimentando Animação Stopmotion no Computador
Com Gilberto Caserta e Joaquim 3 Rios - A partir de 8 anos

A oficina tem como objetivo resumir a história da animação cinematográfica no Brasil, mostrando a evolução técnica acontecida nas quatro décadas que precederam o “boom” da Computação Gráfica, contado por meio da vida de um criador, produtor e diretor do cinema de animação brasileiro. Os participantes terão oportunidade de experimentar algumas técnicas de animação e utilizar softwares gratuitos para produzir suas próprias animações.


Dia 30 – Sábado – 14h – Expaço de Exposições

                Ensaiaço


Grupos de rap poderão gratuitamente realizar um ensaio aberto ao público com microfones, toca-discos e aparelhagem de som profissional, reproduzindo o ambiente de show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário