quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Biblioteca Belmonte - Programação Agosto

PROGRAMAÇÃO AGOSTO/2015

OFICINA / CURSOS



OFICINA ORIGAMI COM PERSONAGENS DO FOLCLORE  – A jovem monitora irá fazer com os participantes origamis com os personagens do folclore brasileiro como Iara, Saci, Boto cor-de-rosa, Mula-sem-cabeça e Curupira.  Com Bruna Lopes.  Duração: 1 h. Livre.  Dia 19/08, quarta-feira, às 10h30 e às 14h30.   


TEATRO VOCACIONAL  Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com a Artista Orientadora Camila Januário, em duas turmas: sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Inscrições abertas. 

  

                   
                                               TEATRO INFANTIL


CARMENCITA - A atriz Cris Miguel (do Grupo Mawaca e da Cia. Ópera na Mala) utiliza a linguagem clownesca, teatro de bonecos e música ao vivo (com acordeom, voz, castanholas e percussões) para contar a história da renomada mezzo soprano Carmencita, que vai apresentar sua ópera. De sua mala saem os personagensCarmen, Don José, Toureador, Micaela e até um touro. Carmencita também tira da mala uma orquestra inteira, mas ainda precisa de um coro pra cantar, e é neste momento que a plateia entra em cena. O espetáculo é livremente inspirado na Ópera “Carmen”, de Bizet. 50 minutos. Livre. Dia 22 de agosto às 11h




  
 

CONTAÇÃO, BRINCADEIRAS E MÚSICA COM SABINO LOPES. Sabino Lopes e Gabriel Lopes recebem, no auditório Kiyomi Oba, grupos de escolas infantis, para contação de histórias e brincadeiras, As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Dia 14/08, sexta-feira, às 10h30.




HISTÓRIAS DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS, PORTUGUESES, INDIANOS, AFRICANOS ETC. -  Com Ana Luisa Lacombe.  A conceituada contadora de histórias traz seu repertório de histórias de diversos países além de histórias de autores nacionais, serão contadas, acompanhadas por canções tocadas com ukelele.  Livre. Dia 21/08, sexta-feira, às 14h.



TARDE DE CONTAÇÃO E MÚSICA COM SABINO LOPES: HISTÓRIAS QUE A VOVÓ CONTAVA  Participação Especial do NCI – Núcleo de Convivência do Idoso Água Cristalina e Gabriel Lopes. Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis.  As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Nesta edição diversas vovós trarão seus repertórios de histórias para as crianças presentes.    Livre. Dia 28/08, sexta-feira, às 14h.

CINEMA



VALENTE - Na Escócia, Merida quer se destacar como arqueira. Um conflito de determinação com a mãe força Merida a fazer uma escolha temerária, que põe em perigo o reino do pai e a vida da mãe. Dia 15/08, sábado, às 11h. 
  
ENCONTROS
 
 
 
ENCONTROS: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTO AMARO: Conversando sobre Arqueologia, Memória, Patrimônio Cultural, Identidade e História de Santo Amaro.  Nos encontros, rodas de conversa, exposição de fotografias e de outros objetos e passeios pela região de Santo Amaro procuram permitir aos participantes compartilharem suas memórias e histórias de vida relacionadas ao patrimônio cultural de Santo Amaro.  Dia 25/08, terça-feira, às 14h30 e   Dia 26/08, quarta, às 19h30.
 

SHOW



SARAU SERTANEJO  Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee;  Apresentação: Guarani; Apoio: Dorinha Sant’Anna.  LivreDia 29/08, sábado, às 15h.   


EXPOSIÇÕES


VISAGENS - VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.

DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas.

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.  

Um comentário: